domingo, 19 de abril de 2009

Severino, o gato que mora na garagem

Eis Severino, o gato que mora na garagem. Olhar cabisbaixo, aparência fatigada e uma judiação excessiva para sua tenra idade.

Severino aqui chegou numa madrugada sem aviso prévio, pensaram que ele estava no telhado, porém a verdade é que o pobre animal habitava as folhagens dos jardins. Fugia de todos, desconfiado, arisco. Seu miado, porém, mais parecia um choro, na verdade um chamado. O que queria Severino? Atenção? Comida? Não sabem ao certo. Todas as noites seu escandaloso coral começava e todas as noites por conseqüência era alimentado.


A presença daquela pequena criatura foi ignorada por alguns, reclamada
por outros e apenas para uma pequena parte cuidada, protegida. Mas Severino continuou pelas redondezas, não sabem ao certo como ele chegou aqui, nem por que. Talvez tenha escutado por ai que esse era um bom lugar para gatos, talvez tenha seguido a sua intuição ou pode ter sido obra do grande acaso que gosta de pregar peças nas pessoas.

Após alguns dias, Severino se mudou para embaixo da escada, junto a entulh
os, coisas velhas, sem importância, descartáveis. E lá passou a ser alimentado. Depois foi gradualmente se mudando para a garagem e lá reside atualmente.

A canção desesperada de Severino ainda continua, embora em menor grau. Ele recebe comida várias vezes ao dia, porém ainda é contido, desconfiado, medroso, mesmo que já ensaie seus primeiros passos em direção a aqueles que o alimentam. Qual será o destino de Severino? Não sabem também.


Dessa história toda e da curta vida desse bicho nos resta uma questão: seria Severino um descrente das pessoas? Ou apenas um animal acometido? Por que sendo tão novo teria medo de humanos? O que lhe aconteceu? Ou é essa uma condição natural, é cético por excelência?


O fato engraçado é pensar que sem a comida diária que recebe talvez Severino não se arriscaria na sua tímida aproximação. Tudo isso seria então efeito da fome? Que como sabemos é de fato neg
ra. Ou ele seria só mais um agindo por interesse?

Interesseiro, ingênuo, inocente, medroso, covarde o que será na verdade Severino? Um grande subvertedor da ordem ou apenas mais um que nela está inserido? Ou até mesmo um grande manipulador que chegou de mancinho, se fazendo de coitado, desprotegido, que ganhou os jardins, a escada e a garagem. Qual será seu próximo passo? Eles não sabem.


É, o Severino sabe fazer as coisas, como todo bom gato faz.


3 comentários:

  1. Engraçado como os gatos sempre deixam todos intrigados. Talvez esta seja a diversão deles. É quase como uma pessoa, daquele tipo bem misterioso: consegue a comida, o abrigo e o carinho que quer, mas nunca saberemos se ele está só se aproveitando ou realmente é grato.

    ResponderExcluir
  2. "Ou é essa uma condição natural, é cético por...?"

    Muito interessante e divertida a sua curiosidade sobre o perfil felino.

    ResponderExcluir